Dolce Vita | domingo, 29 de dezembro de 2019
Colorindo os corredores da recém-inaugurada Villa Parrilla, a bela Luisa Mattos
Foto: Edy Fernandes
Emprestando sua beleza para a coluna e para a confraternização de final de ano da FCA, a super Laura Lima
Foto: Edy Fernandes
Entre boas safras de vinhos, o melhor de sua geração: Cintia Figueiredo
Foto: Edy Fernandes
Gratidão X Ingratidão
Agora, fechando 2019 com um pensamento positivo. Daqueles resilientes mostrando o outro lado da moeda, o lado que todos devemos procurar, principalmente pensando no 1º de janeiro de um ano par, 2020, que também pode ser ímpar, dependendo unicamente do nosso ponto de vista. Copo que meio vazio, na verdade, está é meio cheio.
Gratidão ingrata
“Um escritor estava em seu escritório e começou: No ano passado precisei fazer uma cirurgia para a retirada da vesícula biliar. Tive que ficar de cama por um bom tempo. Nesse mesmo ano, cheguei a idade de 60 anos e tive que renunciar ao meu trabalho favorito. Havia permanecido 30 anos naquele trabalho que tanto me realizava”.
Gratidão rebelde
“No mesmo ano, experimentei a dor pela morte de meu pai e meu filho fracassou em seu exame médico porque teve um acidente de automóvel e ficou hospitalizado por vários dias. A destruição do carro foi outra perda. Ao final escreveu: Foi um ano muito mal!”. E realmente, pensando em sua perspectiva, retrospectiva, o ano, realmente foi nenhuma ´Brastemp´”.
Gratidão verdadeira
Mas nossa fábula continua, com o outro lado da mesma moeda. “Quando a esposa do escritor entrou na sala, o encontrou triste em meio aos seus pensamentos. Por trás dele, leu o que estava escrito no papel. Saiu da sala em silêncio e voltou com outro papel que colocou ao lado do papel de seu marido. Quando o escritor viu o papel, encontrou escrito o que vem a seguir”.
Gratidão positiva
“No ano passado finalmente me desfiz de minha vesícula biliar, depois de passar anos com dor. Completei 60 anos com boa saúde e me retirei do meu trabalho. Agora posso utilizar meu tempo para escrever com maior paz e tranquilidade. No mesmo ano, meu pai, com a idade de 95 anos, sem depender de nada e sem nenhuma condição crítica, conheceu seu Criador”.
Gratidão contemplativa
“No mesmo ano, Deus abençoou o meu filho com uma nova oportunidade de vida. Meu carro foi destruído, mas meu filho ficou vivo sem nenhuma sequela. Ao final, ela escreveu: “Esse ano foi uma grande benção!”. Eram os mesmos acontecimentos, mas com pontos de vista diferentes. Não é a felicidade que nos torna gratos, mas a gratidão que nos faz felizes! Hoje, Você escolhe como escrever sua história!”.
Viajar de boa
Agora, um texto pescado nas águas da UOL, perfeito para quem vai viajar nestas férias. Seis dicas para evitar quilos de aborrecimento nos aeroportos. O final de ano é dos mais movimentados. Somente no aeroporto Santos Dumont, Rio, a Infraero espera aumento de 28% no número de passageiros em relação ao ano passado. Serão 675 mil turistas, contra 525 mil.
Viajar na boa
Outros aeroportos com forte crescimento de passageiros são os de Aracaju e Manaus, com alta de 27%. Em Congonhas, São Paulo, a expectativa é de crescimento de 15% em relação ao ano passado. No aeroporto de Guarulhos, a expectativa é de cerca 140 mil passageiros chegando ou partindo todos os dias contra uma média diária de 120 mil pessoas nos períodos normais, um aumento de 16%.
Lança-Perfume
* Ainda sobre os aeroportos e possíveis situações desagradáveis. Com o aumento na movimentação de passageiros, é preciso ficar atento a algumas dicas essenciais para evitar problemas.
Mala de mão! Viajar apenas com uma mala de mão é mais prático e mais econômico. O passageiro não precisa pagar as taxas extras cobradas pelas companhias aéreas e não tem de enfrentar as filas dos aeroportos para despachar a mala.
Se optar por levar apenas uma mala de mão, é preciso apenas seguir as normas de tamanho e peso máximo. A mala deve ter as dimensões máximas de 55 cm de altura, 35 cm de largura, 25 cm de profundidade e pesar até dez quilos.
Bagagem despachada! As companhias aéreas cobram valores diferentes se o pagamento pelo despacho for feito com antecedência ou somente no aeroporto.
Em voos internacionais, os valores são mais caros. A Air Europa cobra 100 euros (R$ 450) para compras online e 120 euros (R$ 540) para pagamentos no aeroporto. A bagagem despachada deve pesar até 23 quilos.
Check-in online! Independentemente se vai levar apenas a mala de mão ou se vai despachar bagagem, chek-in online agiliza todo o processo. Ele pode ser feito pelo computador no site da companhia ou pelo tablet e smartphone usando o aplicativo da empresa.
Documentação para o voo!Todo passageiro deve apresentar um documento de identificação com foto na hora do embarque no avião.
Atenção redobrada em com voos internacionais. Atenção à data de validade do passaporte e eventuais vistos necessários para a viagem.
Antecedência para chegar ao aeroporto!O horário marcado no bilhete é referente à previsão para a decolagem. O embarque começa geralmente com cerca de 40 minutos de antecedência.
Atenção ao portão de embarque!Assim que passar pelo raio-x, é importante ir direto ao portão de embarque informado nas telas de aviso do aeroporto.
Com o grande movimento, no entanto, é comum que alguns voos mudem de portão pouco antes do embarque. E em grandes aeroportos, se o portão for distante, com esteiras...