Dolce Vita | domingo, 24 de fevereiro de 2019

A arquiteta Luiza Janot, emprestando charme, beleza e glamour para a coluna

Foto: Eva Tatiane

O nome delas é estética e luz, a ginecologista Clarissa Silveira e a dermatologista Luciana Saraiva

Foto: Luciana Saraiva Dermatologia Avançada

Geração R

De Miami, nosso amigo Flávio Almeida, em matéria pescada na “Unity Marketing”, conta sobre a Geração R, a geração de mauricinhos nos EUA que é composta pelos filhos de milionários americanos. Eles não estão focados na compra de marcas famosas. Com idade variável entre 20 e 30 anos, estão em busca de tecnologia. Gastam com celulares caros como os da Apple, carros elétricos com tecnologia embutida, investem em laptops de última geração. E não se preocupam com as badalações sociais, festas glamorosas.

Novos interesses 

A geração que se preocupava com etiquetas como Gucci e Chanel, entre outras, hoje é uma geração antiga, com mais de 60 anos. Geração essa que, inclusive, não tem mais poder de compra. E se tem o tal poder de compra, não tem interesse nas ditas labels. Vide o famoso Art Basel, maior evento de arte dos EUA, que neste ano, apesar de muito badalado, não gerou um número satisfatório de negócios. E ainda o Design District: apesar de ter as melhores lojas, estas se encontram vazias. Analistas de mercado apostam que só com o amadurecimento dessa nova geração, daqui a dez anos, no mínimo, é que eles poderão se atentar para esses valores. Ao alcançar os 40, 50 anos, podem se interessar pelo mercado de luxo e aquecê-lo novamente.

Idade não tem saudade 

Nada mais antigo que dizer antigamente. Mas o que é o antigamente hoje? Antigamente, o “antigamente” era coisa de 20, 30, 50 anos atrás. Hoje, o antigamente é ontem. Com a tecnologia, o tempo passa mais rápido sim, provocando a tal da ansiedade, a fatal doença da modernidade. Há 40 anos, no Brasil, quem tinha 50 já era considerado velho e a terceira idade então estava às portas da morte. Mas, hoje, com a medicina e novos estilos de vida, tudo mudou. A famosa melhor idade está exatamente nesta faixa, entre os 50 e até 70 anos, e, se não estamos mais jovens, estamos mais fortes e duráveis. Eu, por exemplo, me sinto na segunda idade e meia e, por muitas vezes, me sinto constrangido em “furar filas” para os maiores de 60 anos. Difícil se sentir velho, com saúde, remédios, vitaminas, alimentação e hábitos saudáveis, como a prática de esportes. Nestes tempos que exigem uma reforma da previdência, deveríamos seguir o exemplo italiano: idoso, na Itália, só depois dos 75 anos! Saúde!

Lide Turismo

Edição do noticioso “Relatório Reservado” dá conta que o empresário João Doria Neto, filho e preposto do governador João Doria Junior, à frente do Grupo Lide, pretende fazer uma oferta primária de ações relâmpago neste ano. O mote para captação seria o projeto “Lide Turismo”, uma versão luxuosa dos bons e velhos cruzeiros com Roberto Carlos. O diferencial de shows desbotados de outrora é que os passageiros do cruzeiro participariam de um show de network com autoridades e empresários em meio a atrações culturais.

Network al mare 

Segundo a publicação de negócios e finanças, o sucesso das operações legais de underwriting estaria calcado não só na ideia do projeto, como também no valuation do negócio, controlado pelo atual governador de São Paulo, e de um virtual presidente da República. Diz ainda que, embora o grupo negue o projeto, o negócio ganha corpo com a participação de Luiz Furlan, ex-ministro da Indústria e Comércio e atual presidente do Conselho Deliberativo do maior grupo network do país, com participantes valiosos em qualquer círculo de relacionamento.

Mais Disney

Voltamos a falar sobre os EUA, retomando o assunto parques de diversão. Leitora da coluna nos conta que, apesar de não haver a venda propriamente dita de fast pass em parques da Disney, como Epcot, Magic Kingdom e Hollywood Studios, os turistas conseguem, através de registro no aplicativo, agendar, gratuitamente, ou seja, embutido no valor do ingresso, três brinquedos por dia. Essa solicitação pode ser feita até 30 dias antes da entrada no parque. A grande dificuldade é que os hóspedes dos resorts da própria Disney têm o mesmo benefício, com a vantagem de fazer esse agendamento 60 dias antes, o que gera uma superlotação dos brinquedos.

Bela Disney 

Outro detalhe citado pela leitora é que você se sente controlado o tempo inteiro. Todas as suas atividades estão registradas no seu cartão de ingresso. Mas conclui: “Como adulto não iria, mas quando vamos com crianças, todos nos divertimos e muito. É um entretenimento completo. Além dos brinquedos, todos muito tecnológicos, diga-se de passagem, tem o show de fogos ao fim do dia, totalmente informatizado. De cair o queixo.”

Lança-perfume

* Retomando assunto que abordamos em “O Tempo”: a volta de Amaury Jr., maior autoridade no assunto quando falamos sobre os bons tempos de glamour e festas.

Sem acordo de renovação com TV Band, ameaçou jogar a toalha, dar um “bye-bye” ao Brasil e encarar novos desafios em comunicação em Orlando, na Flórida.

Decisão essa que foi recolocada com o anúncio de que o seu programa estará de volta, uma vez por semana, na Rede TV.

No ar há mais de 40 anos ininterruptos, Amaury fez desabafo à revista “Istoé”, retratando o desânimo com um mercado em que foi pioneiro: o do colunismo social televisivo no Brasil.

Ele considera que o Brasil não tem mais conteúdo para abastecer uma atração diária, cujo DNA são eventos e festas.

Ao contrário dos bons tempos, o colunista lembra que não ocorrem mais festas importantes todos os dias.

Paralelamente ao reinício de seu programa, Amaury Jr. está envolto num projeto de televisão em Orlando pautado na divulgação do Brasil.

Local que mantém uma casa há 22 anos, diz que se trata da cidade que se transformou no mais importante centro de entretenimento do mundo e que, por lá, se sente mais seguro do que aqui.

Parodiando a comédia de TV “Minha nada mole vida”, diria que a vida aqui do repórter regional não é nada mole como a do seriado que rolou na Globo.

E também comungo com as lamúrias do nosso inspirador e parceiro. Idem às criticas, que “só enxergam os goles que tomo e não os tombos que levo”.

Com 63 anos nas costas, 30 deles nesta estrada, sob sol ou chuva, saúde ou não, altos e baixos da economia, o certo é que a bicicleta exige fortes pedaladas para não cair.

Por isto mesmo, foco na qualidade de nosso trabalho aqui e na telinha, sem perder a essência do colunismo social, que é o de mostrar quem faz e acontece.

Se no retrovisor ficaram as festas de arromba de debutantes, casamentos, eventos empresariais e outros exibicionismos, paciência; a vida segue com gente, talentos e empresas que constroem um Brasil novo.

Esses sempre merecerão flashes. Idem aos amigos do peito alheios aos mesmos, mas que valorizam você pelo que é e não pelo que representa.

Daí, como no trabalho, o nosso prazer de atender convites diversos e compartilhar o raro prazer da boa companhia daqueles que estreitamos laços nesta passagem.

* As médicas Clarissa Silveira, ginecologista, e a dermatologista Luciana Saraiva, proprietária da clinica de dermatologia avançada que leva seu nome, trazem a Minas Gerais, com exclusividade, a Emsella.

Trata-se de uma cadeira tecnológica e revolucionária, que promove o fortalecimento da musculatura pélvica, através de estímulos eletromagnéticos e pode ser usada tanto em homens quanto em mulheres.