Dolce Vita | domingo, 23 de junho de 2019

Colorindo o II BrazilFoundation Gala Minas Gerais, Marana Bispo

Foto: Francisco Dumont

No mesmo evento, desfilando charme e elegância nos salões da Casa Tua, Carolina Toledo

Foto: Francisco Dumont

A influencer Camila Coutinho, emprestando sua beleza à mesma noite

Foto: Leca Novo

Amigo de Paris

Por causa do pantanoso terreno da web, não podemos afirmar a veracidade desta deliciosa carta do poeta Vinicius de Moraes ao amigo, maestro e compositor Tom Jobim. Mas “se non è vero, è ben trovato” e serve de reflexão, referência para cada um de nós. A carta começa com um singelo e íntimo toque de Vinicius: “Caro Tonzinho, estou em Paris, num hotel com sacada sobre uma praça, que dá para toda solidão do mundo e diz...”

Amigo de paz

“E diz... Procura-se um amigo. Não precisa ser homem, basta ser humano, ter sentimento, ter coração. Precisa saber falar e saber calar no momento certo. Sobretudo, saber ouvir. Deve gostar de poesia, da madrugada, de pássaros, do sol, da lua, do canto dos ventos e do murmúrio das brisas. Deve sentir amor, um grande amor por alguém, ou sentir falta de não tê-lo. Deve amar o próximo e respeitar a dor alheia. Deve guardar segredo sem sacrifício”.

Amigo ideal

E continua: “Não precisa ser puro, nem totalmente impuro, porém, não deve ser vulgar. Deve ter um ideal e sentir medo de perdê-lo. Se não for assim, deve perceber o grande vazio que isso deixa. Precisa ter qualidades humanas. Sua principal meta deve ser a de ser amigo. Deve sentir piedade pelas pessoas tristes e compreender a solidão”.

Amigo de amigos

E mais: “Que ele goste de crianças e lastime as que não puderam nascer e as que não puderam viver. Que goste dos mesmos gostos. Que se emocione quando chamado de amigo. Que saiba conversar sobre coisas simples e de recordações da infância. Precisa-se de um amigo para se contar o que se viu de belo e triste durante o dia; das realizações, dos sonhos e da realidade. Deve gostar de ruas desertas, de poças d’água, de beira de estrada, do cheiro da chuva e de se deitar no capim orvalhado”.

Amigo de sonhos

E finaliza: “Precisa-se de um amigo que diga que a vida vale a pena, não porque é bela, mas porque já se tem um amigo. Deve ter um ideal e medo de perdê-lo. Deve ser Dom Quixote, sem, contudo, desprezar Sancho. Precisa-se de um amigo para se ter consciência de que ainda se vive”. Pensando bem, é bem capaz que este texto seja de Vinicius cuja poesia era também sua melhor amiga e amante.

Palácio Cor

Com ineditismo e criatividade, a Casacor Minas Gerais terá sua edição de 25 anos em nada mais, nada menos, que o maravilhoso Palácio das Mangabeiras, a residência oficial dos governadores, inaugurada em 1955. É a primeira vez que o modernista e verde espaço será aberto à visitação pública. Será a 15ª edição da mostra em um imóvel histórico, contribuindo para a geração de visibilidade e de investimentos, logo, a manutenção do nosso patrimônio. A abertura está prevista para o fim de agosto.

Mundo da lua

Nada contra o progresso, a tecnologia e a ciência, muito pelo contrário. Porém, com a notícia a seguir, impossível não pensar que o homem já foi à lua, tenta ir à Marte, mas não consegue ou não quer resolver o problema da fome, da miséria e das doenças mais medievais, em pleno século 21. Bilhões de pessoas ainda são transportadas como gado enquanto Embraer e Uber pensam em táxis de luxo.

Mundo lunático

Recentemente, a EmbraerX revelou, na conferência Uber Elevate, em Washington (EUA), o novo conceito do seu veículo voador elétrico chamado eVTOL (electric Vertical Take-off and Landing). O projeto é fruto de uma parceria fechada entre a Embraer e a Uber em 2017. A proposta é testar táxis voadores já em 2020, com a primeira apresentação pública marcada para ocorrer na Dubai World Expo.

Lança-Perfume

* Ainda sobre a Embraer/Uber: a intenção da Uber é lançar o Uber Air em 2023. Já no início, espera-se, o serviço será mais barato que um voo de helicóptero.

E, espera-se de novo, chegará um dia em que usar um Uber Air será mais barato que comprar e sustentar um carro.

O conceito é resultado de testes e simulações para otimização operacional do ambiente urbano, com alta confiabilidade.

E claro: baixos custos, menos ruído, funcionamento totalmente elétrico e progressivamente autônomo. A capacidade é de quatro pessoas.

*A Black Beef e a foodtech Fazenda Futuro lançam o hambúrguer vegetal para um inusitado e sonhado lanche da casa.

Com gosto, cheiro e textura de carne, sem conter a proteína animal, a novidade chega para compor o cardápio da rede especializada em burgers artesanais, estilo churrasco.

BH e Brasília são as primeiras unidades a comercializar o burger produzido com vegetais.

* A mostra Modernos Eternos, a partir de hoje (23 de junho), é uma vitrine para a arte, design e intervenção urbana ao ar livre. Treze arquitetos e designers idealizaram cadeiras e bancos para a instalação na Praça do Papa.

A “ação street” é parte da Modernos Eternos – feira de decoração “Mix & Match” de peças vintage, antigas, contemporâneas, arte e cultura – pilotada pela curadora e realizadora Josette Davis.

A Modernos e Eternos foi criada em 2014, em São Paulo, e acontece em BH desde 2016. A meta é abrir espaço para os profissionais e fomentar negócios nos segmentos da arte, design, arquitetura.

A edição de 2019, no antigo Clube dos Caçadores, Mangabeiras, contará com 26 ambientes.

* No Mercado Grano, Jardim Canadá, a abertura da exposição e lançamento do primeiro livro de Gabriel Wickbold, um dos fotógrafos de maior prestígio da atualidade e expoente da arte contemporânea brasileira.

Wickbold apresenta seu trabalho pela primeira vez em Minas Gerais. Obras de destaque de sua carreira ficarão expostas por um mês no Mercado. Sessão de autógrafos, dia 29 de junho. Exposição até o outro 29, de julho.