Dolce Vita | domingo, 23 de agosto de 2020

Primeira beleza laureada de hoje, Sabrina Laureano

Foto: Edy Fernandes

Segunda linda beleza da coluna, Juliana Alvarenga

Foto: Edy Fernandes

Terceira estonteante beleza, a de Mariana Amaral

Foto: Edy Fernandes

Quarta beleza e de igual grandeza, com muito talento, Dra. Caroline Botelho

Foto: Arquivo Pessoal

Beleza roubada

O gênio, compositor, músico, cantor, escritor, cineasta, múltiplo artista francês Serge Gainsbourg (1928-1991) também era dono de frases lapidares como “A vantagem da feiura sobre a beleza é que ela dura”. Gainsbourg era considerado “feio”, mas teve, entre outras, duas das mulheres mais lindas do mundo: Brigitte Bardot e Jane Birkin. Já o escritor, filósofo, semiólogo, linguista etc., o italiano Umberto Eco (1932-2016), dono de extensa bibliografia, tem também a “História da Feiura” e a “História da Beleza” em seu currículo.

Beleza convencional

“Narizes com verrugas, pele flácida e coxas gordas podem ser belos e fascinantes, segundo o escritor e acadêmico italiano Umberto Eco, que teceu elogios a corpos pouco convencionais na Feira do Livro de Frankfurt”, em 2007. Eco divulgava seu novo livro, “On Ugliness” (Sobre a Feiura/História da Feiura), e disse a mesma coisa que Serge Gainsbourg, usando outras palavras, “que os corpos feios são mais interessantes que os belos, porque a feiura não conhece limites”.

Beleza bizarra

“Descobrimos como é divertido buscar a feiura, porque a feiura é mais interessante que a beleza. A beleza frequentemente é entediante. Todo o mundo sabe o que é a beleza. Com a feiura, há uma infinidade de formações que podem ocorrer. Pode-se produzir um gigante, um anão, um homem como Pinóquio, com nariz comprido”, disse ele.

Beleza plástica

“O livro, desenvolvendo o tema da ‘História da Beleza’, que Eco publicou em 2004, narra a história da feiura ao longo dos anos, fazendo referências a pinturas célebres como ‘Mulher Chorosa’, de Pablo Picasso. Embora Eco tenha admitido que a feiura, assim como a beleza, está nos olhos de quem a contempla, ponderou que esse pendor é, na realidade, um traço universal. ‘Existem rostos horrorosos dos quais gostamos. Jerry Lewis é feio, mas gostamos dele’, disse Eco”.

Beleza histórica

Esta introdução é para situar a reflexão da amiga e médica dermatologista em Belo Horizonte, Caroline Botelho: “A evolução do conceito do belo feminino ao longo do tempo está definitivamente relacionada ao empoderamento das mulheres ao longo das últimas décadas. O rosto frágil e angelical, mais valorizado no início do século 20, era constituído polo predomínio de uma face mais estrogênica, que remete à presença do estrogênio, o principal hormônio feminino”.

Beleza clássica

“Este tipo de rosto feminino mais frágil é constituído por uma grande predominância do terço médio, com bochechas mais arredondadas, um mento mais delicado e uma mandíbula menos presente, visto em faces de formatos mais ovais ou em forma de coração. Os bustos de estátuas presentes em museus no velho mundo retratam este conceito do belo dos nossos antepassados, da mulher com estes traços que nos remetem à fragilidade e submissão”.

Beleza atualizada

“Atualmente o conceito do belo feminino foi substituído e é personificado pelos traços fortes e angulados da atriz hollywoodiana Angelina Jolie. O rosto mais angulado, caracterizado por uma mandíbula bem definida e um mento mais presente, remete ao poder conquistado pela mulher dos dias atuais. Esta evolução do paradigma de beleza feminina aconteceu lentamente, podendo ser percebida pelas divas do cinema que deixaram de mostrar a mulher frágil, como o rosto de Vivian Leigh, a protagonista do fabuloso ‘...E o vento levou’, passando por Marilyn Monroe, até iniciar este novo conceito de maior angulação dos traços femininos inaugurado por Brigitte Bardot”.

Beleza conceitual

O conceito de belo feminino é uma tendência cultural universal e presente em todos os grupos raciais. Se pegarmos as mulheres mais belas de todas as etnias, ficaríamos surpresos ao constatar que essas mulheres tem um mesmo padrão de traços de beleza. Com a globalização e a mídia digital, o padrão de beleza se unificou e é atualmente mais direcionado para a mulher com os traços fortes e angulados”.

Beleza eterna

“Como as lindas Gisele Bündchen, Alessandra Ambrósio, Izabel Goulart e tantas outras. O que ainda está por vir? Ainda não sabemos, talvez buscaremos uma beleza mais natural nos próximos anos, já que a nova tendência é a sustentabilidade. Os cabelos cacheados, livres da temível chapinha, já estão em alta, exemplificando o início deste movimento. Mas esteja certo de que: os cuidados estéticos médicos certamente continuarão em alta. A juventude jamais sairá da moda!”.

Lança-Perfume

* Beleza ou a falta dela podem influenciar relacionamentos. Mas, como diria outro gênio francês, Marcel Proust (1871-1922): “Deixemos as mulheres bonitas aos homens sem imaginação.”

Enquanto isso, recebemos este texto: “Estudos científicos já demonstraram que a paixão que une os casais tem prazo de validade: cerca de dois anos”.

“Com o tempo, os relacionamentos parecem entrar naturalmente em uma fase de desgaste, como se estivessem em uma ‘zona morta’, bem longe das manifestações de carinho e companheirismo iniciais”.

“Conhecer os fatores que contribuem negativamente para que a relação caminhe para o seu ponto final pode servir como sinal de alerta e, talvez, ainda haja tempo para evitar o desfecho não desejado”.

“O site de relacionamento ‘sugar’ MeuPatrocínio realizou uma enquete com seus usuários para conhecer os motivos que corroem a relação que parecia ter tudo para dar certo”.

Entre os 314 “sugar daddies” e “sugar babies” entrevistados para a pesquisa, 52,1% apontaram não a beleza ou a feiura, mas a falta de cumplicidade como o principal fator de distanciamento.

“A atração física e a existência de interesses comuns, essenciais para uma aproximação entre ‘daddies e babies’, não sobrevive à ausência de parceria, à falta de objetivos comuns e compartilhados. O casal acaba se afastando aos poucos até que a relação, inevitavelmente, deixe de existir”.

“Os problemas financeiros que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são responsáveis por 57% dos divórcios ocorridos no país na última década, aparecem na segunda colocação como causadores de uma separação”.

“Em seguida, surge a rotina. Evitar que a relação caia na ‘mesmice’ é uma tarefa que requer muito cuidado, é um exercício diário para continuar surpreendendo o parceiro”.

“Muita gente se acomoda, achando que o ‘jogo está ganho’ e deixa de se esforçar para manter vivo o relacionamento. Erro fatal”.

“Por último, mas não menos importante, aparece a falta de tempo. Se não houver uma dedicação de tempo à relação, definida desde o início, ela não sobreviverá”.

Sobre o MeuPatrocínio: “Primeiro e maior site de relacionamento ‘sugar’ do Brasil, é a rede social mais exclusiva e elitizada do país”.

“O estilo de vida ‘sugar’ reúne homens poderosos a mulheres jovens e atraentes para relacionamentos verdadeiros, transparentes, com acordos preestabelecidos e expectativas alinhadas”.

“Hoje, em sua base de dados, a plataforma conta com três milhões de usuários. Todos submetem seus perfis e fotos à aprovação individual. Somente são aceitos maiores de 18 anos que devem aderir às condições e termos de segurança do site”.