Dolce Vita | domingo, 21 de junho de 2020

Cheia de charme e elegância, Camila Mattar

Foto: Edy Fernandes

Colorindo a coluna e o tempo cinza da cidade, as belas Ana Paula Nardy, Paula Lanza, Fernanda Mesquita

Foto: Edy Fernandes

Todo glamour de Flávia Khouri

Foto: Edy Fernandes


Cume da pirâmide

Um texto anônimo, porém, leve e gostoso de ler num domingo, pelo menos para menores de 100 anos. “As vantagens de ter 60 anos ou mais? Eu nunca trocaria meus amigos surpreendentes, minha vida maravilhosa, minha amada família por menos cabelo branco ou uma barriga mais lisa. Enquanto fui envelhecendo, tornei-me mais amável para mim e menos crítico de mim mesmo. Me tornei meu próprio amigo...”.

Pirâmide sólida

“Não me censuro por comer biscoito extra, ou por não fazer a minha cama, ou pela compra de algo bobo que eu não precisava. Eu tenho o direito de ser desarrumado, de ser extravagante. Vi muitos amigos queridos deixarem este mundo cedo demais, antes de compreenderem a grande liberdade que vem com o envelhecimento. Quem vai me censurar se resolvo ficar lendo ou jogar no computador até às quatro horas e dormir até meio-dia?”.

Sólida e líquida

“Quem irá me tirar o prazer de ficar na cama ou na frente da televisão o tempo que eu quiser? Dançarei ao som daqueles sucessos maravilhosos dos anos 1970-1980 e se eu, ao mesmo tempo, desejar chorar por um amor perdido... Eu vou. Se eu quiser, vou andar na praia em um short excessivamente esticado sobre um corpo decadente e mergulhar nas ondas com abandono, apesar dos olhares penalizados dos outros mais jovens”.

Líquida e certa

“Eles também vão envelhecer. Sei que às vezes sou esquecido, mas há algumas coisas na vida que devem mesmo ser esquecidas. Eu me recordo das coisas importantes. Claro, ao longo dos anos meu coração foi quebrado. Mas corações partidos são os que nos dão força, compreensão e compaixão. Um coração que nunca sofreu é imaculado e estéril, e nunca conhecerá a alegria de ser imperfeito”.

Certa e errada

Sou abençoado por ter vivido o suficiente para ter meus cabelos grisalhos e ter os risos da juventude gravados para sempre em sulcos profundos no meu rosto. Muitos nunca riram, muitos morreram antes de seus cabelos virarem prata. Conforme você envelhece, é mais fácil ser positivo. Você se preocupa menos com o que os outros pensam. Não me questiono mais. Eu ganhei o direito de estar errado”.

Errada e viva

“Assim, para responder sua pergunta, eu gosto de ter esta idade. Eu gosto da pessoa que me tornei. Não vou viver para sempre, mas enquanto ainda estou aqui, não vou perder tempo lamentando o que poderia ter sido, ou me preocupar com o que será. E, se me apetecer, vou comer sobremesa todos os dias. Que nossa amizade nunca se separe, porque é de coração!”.

 

Brasil e Israel

É no mínimo engraçado, ridículo e irônico insultar o presidente Jair Bolsonaro como nazista, sem nenhum fundamento, nem sequer conhecer o significado de Nazismo ou Fascismo. Nunca a bandeira e amizade entre Brasil e Israel foram tão festejadas como agora. Um “nazista” que vive citando e elogiando o estado judeu, este é Jair Bolsonaro. Por isso, a seguir, sem esquecer nossos parceiros e amigos do mundo árabe, um texto que anda circulando muito no mundo da internet.

Israel e tecnologia

O texto é deveras interessante e tem boas razões para ser verdadeiro, sincero e modesto. “Boas notícias de Israel. Os israelenses não fazem ilhas em forma de palmeiras, nem arranha-céus altíssimos, nem hotéis caríssimos, nem seus líderes usam carros com carroceria de prata maciça. O orgulho do Estado de Israel é que em breve as suas tecnologias poderão ser usadas por toda a humanidade”.

Tecnologia e ciência

“A Universidade de Tel Aviv desenvolve vacina nasal que protegerá pessoas do Alzheimer e de acidentes cérebro-vasculares. O Technion, Instituto de Tecnologia (Haifa), desenvolveu exame simples que detecta diferentes tipos de câncer. O Centro Ichlov (Tel Aviv) isolou proteína que torna desnecessária a colonoscopia para detectar câncer de cólon, com um simples exame de sangue”.  

Ciência e evolução

“O Laboratório Given Imaging desenvolveu câmera, minúscula como uma pílula, para fotos do trato digestivo. Podem detectar pólipos, cânceres e fontes de sangramento que são enviadas a um computador. A Universidade Hebraica (Jerusalém) desenvolveu um neuroestimulador elétrico (baterias). É implantado no peito de pacientes com Parkinson e bloqueiam os sinais nervosos que produzem tremores”.

Evolução e futuro

“O simples odor do hálito de um paciente pode detectar se um paciente tem câncer de pulmão. O Instituto Russel Berrie de nanotecnologia criou sensores que indicam a presença do câncer sem necessidade de biópsia. É possível prescindir de cateterismo em muitos casos. O Endopat, entre os dedos indicadores, mede as artérias e prevê possível infarto nos sete anos seguintes. Em estudo, um medicamento que combate vírus por via sanguínea. Muito útil para combater a Hepatite e, no futuro, Aids e Ebola”.

Futuro e cura

“É possível que cientistas de Jerusalém tenham descoberto a cura de Esclerose Lateral Amiotrófica, ELA, aquela que acometeu Stephen Hawking, famoso cientista britânico. Hawking sofria e morreu dessa enfermidade, mas se comunicava utilizando métodos inventados por cientistas israelenses”.