Dolce Vita | domingo, 14 de novembro de 2021

Luz, sombra, câmera, ação e Paola Oliveira. Foto: Edy Fernandes

Paraíso português

Mais uma confirmação do que divulgamos várias vezes, sob vários aspectos. Agora, Portugal também é destino para os californianos, "é chique para fazer crescer uma ‘startup’, formar uma equipe internacional, comprar um apartamento e viver de verdade", onde "o custo de vida é menos da metade do da Califórnia, um jantar para dois custa cerca de 25 dólares”.

Paraíso acessível

“Um bom vinho de supermercado é mais barato do que a água engarrafada na Califórnia" e onde os efeitos da pandemia praticamente já não existem. A notícia e os elogios fazem parte de um extenso artigo publicado na revista “Los Angeles Magazine”, lembrando que, depois dos brasileiros, franceses, ucranianos, britânicos, africanos e italianos, chegou a vez dos californianos mudarem-se para Portugal.

Paraíso estelar

O artigo recorda que a atriz Scarlett Johansson comprou um apartamento no Príncipe Real, que Michael Fassbender tem uma casa com vista para o Tejo e John Malkovich até publicou um vídeo elogiando Lisboa. Além dos atores de Hollywood, a revista diz que vários “influencers” de Silicon Valley também investem em Portugal para viver e trabalhar.

Paraíso sem fim

"As celebridades recém-chegadas a Portugal são símbolos de uma diáspora em formação. A emigração dos EUA para Lisboa e Porto aumentou 33% no ano anterior à pandemia. Outrora considerado o destino de férias econômico da Europa, Portugal é agora o principal ponto turístico da Europa há vários anos consecutivos", continua o artigo.

Paraíso europeu

A revista apresenta vários testemunhos de californianos que se mudaram para Portugal, caso de Nathan Hadlock, 39 anos, e sua mulher. "Queremos ter uma vida mais calma e ter mais tempo para as nossas paixões. Esse foi o gatilho para escolher Portugal", disse. O casal chegou a Lisboa pouco antes do início da pandemia, em março de 2020.

Natal no Presépio

Tiradentes está ainda mais “presépio”, até 26 de dezembro, com o “3º Natal Tiradentes” (ex “Natal Iluminado”), atraindo milhares de visitantes para as centenárias construções que ganham iluminação especial. Neste ano, o evento também irá valorizar o artesanato e a cultura locais, com variada agenda de atrações gratuitas, descentralizadas e em diversos espaços.

Natal de agosto

Entre eles, o Largo das Mercês, que receberá obras do artesão Toti, artista plástico à frente da Oficina de Agosto, em Bichinho. “A instalação representará um belo presépio em tamanho real e promete surpreender o público”, antecipa Marcus Barbosa, sócio-administrador da Pousada Mãe D´Água e coorganizador do “Natal Tiradentes”.

Natal de Papai

Também não faltará Papai Noel. Seu escritório será na Casa Aimorés, de quinta a segunda, entre 16h e 22h. “As crianças poderão levar suas cartinhas e, posteriormente, mamães e papais as receberão por e-mail ou via aplicativo de mensagem para não deixarem de atender aos pedidos”, explica Gabriela Barbosa, gerente comercial e diretora de Marketing da Pousada Pequena Tiradentes, também coorganizadora do “Natal Tiradentes”.

Natal de Mamãe

Os ingressos serão vendidos no local e haverá controle do número de pessoas por grupo em cada faixa de horário. Mamãe Noel também estará na Casa Aimorés, com quitandeiras da cidade à frente de oficinas para ensinar a fazer biscoitos, pães e bolos. Esta atividade acontecerá sempre às sextas e aos sábados, às 15h para, no máximo, de dez pessoas por sessão.

Natal frugal

Interessados podem se inscrever gratuitamente no www.nataltiradentes.com.br ou acompanhar a transmissão “online” no perfil do “Natal Tiradentes” no Instagram (@nataltiradentes). Seguindo o mesmo formato e com aulas no mesmo lugar, o “Natal de Chef” trará semanalmente chefs locais, em receitas natalinas, para a ceia sempre às sextas-feiras e aos sábados, às 13h.

Natal familiar

“Com certeza, será uma diversão para toda a família”, afirma Luiz César Costa, diretor executivo da Luth Produções e coorganizador do “Natal Tiradentes”. Segundo ele, o público ainda pode esperar surpresas, pois mais atrações estão sendo planejadas. Outra novidade deste ano é a mudança de alguns locais que ganham a iluminação natalina.

Pronta para o verão, Andrea Pimenta. Foto: Edy Fernandes

Lança Perfume

*Mais “Natal Tiradentes”. As projeções na Capela do Senhor Bom Jesus da Pobreza serão transferidas para a Igreja das Mercês.

E apresentarão, em dias específicos, uma história inédita entre uma pastorinha e um cozinheiro.

Aos finais de semana, o Papai Noel conduzirá um cortejo ao passar pelo centro histórico no acender das luzes.

Além da iluminação, outros elementos decorativos estarão presentes em imóveis e espaços públicos da cidade.

No Largo das Forras, peças inspiradas nos Balões de Guignard, do cenógrafo e diretor de cena, Paulo Rogério Lage, estão sendo confeccionadas pelo artista local Cleber Wierman da Trindade.

O “Natal Tiradentes” é organizado pelo grupo Praça em Movimento, dos empresários Luiz César Costa, Marcos Barbosa e Gabriela Barbosa.

*Agora, voltando à “Terrinha”, referência brasileira em solução para canal de denúncias, a “startup” Ouvidor Digital comemora novos negócios, o crescimento no Brasil e no exterior.

A empresa abre, este mês, um escritório em Lisboa com a marca internacional WhistleOn.

O objetivo é atender empresas, com mais de 250 funcionários, da Comunidade Europeia que serão obrigadas a implantar um canal de denúncias.

A “startup” também comemora o aporte financeiro recente de investidores, importante para a expansão e crescimento dos negócios.

Os contatos comerciais com empresas e investidores europeus já começaram com a participação do Ouvidor Digital no evento Web Summit, em Lisboa.

É a única mineira selecionada entre as 15 startups brasileiras pelo programa StartOut Brasil (Apex Brasil), na Missão de Imersão do Ciclo Lisboa 2021.

*Dia 22, acontece, no Hotel Mercure Lourdes, evento que faz parte do projeto “Roadshow 2021 dos Vinhos de Portugal”, com degustação de rótulos “masterclasses”.

Na sequência, as cidades de Goiânia e Brasília receberão as outras etapas, descobrindo a riqueza dos vinhos portugueses.

Os produtores no evento serão: Aveleda, Carmim, Cartuxa, Casa Clara, Casa Relvas, Casa Santos Lima, Esporão, Quinta Do Crasto, Global Wines.

José Maria Da Fonseca, Quinta Das Arcas, Quinta De S. Sebastião, Quinta Do Paral, Quinta Do Portal, Quinta Dos Avidagos e Sogrape Vinhos.

O “roadshow” começa com uma “masterclass” sobre os vinhos de Portugal, direcionada aos profissionais do setor, em que o orador será o “papa” Marcio Oliveira.

O evento prossegue com a degustação de vinhos para o público em geral, com aproximadamente 190 rótulos.

Serão apresentadas as peculiaridades que o país oferece, com mais de 250 uvas autóctones. 

Os portugueses se destacam por elaborar rótulos singulares e são considerados mestres em fazer “blends”.