Descobrindo o Brasil
No Tragaluz, os anfitriões, Pedro e Patrícia Navarro ao lado do Chef Felipe Oliveira no jantar harmonizado para convidados da imprensa.Foto: Virgínia Zagnoli
Descobrindo o Brasil
Feliz reflexão do advogado Humberto Theodoro Neto: "O Brasil luta por investidores estrangeiros. Pior que ver nossas empresas fecharem, é apreciar os empresários brasileiros investindo no exterior, por uma questão de sobrevivência. Precisamos mudar. Além das reformas precisamos mudar a forma de tratarmos o Brasil".
Descobrindo o óbvio
O Brasil é nossa casa, e assim precisamos tratá-lo. Basta de usá-lo para vantagens imediatas, pessoais, nunca duradouras. "Precisamos mudar a mentalidade de toda a população. Afinal, queremos ou não ser uma nação? O espírito de nação existe onde deixa-se para os próximos um lugar melhor para se viver".
Descobrindo e rindo
Os passageiros na sala de embarque vêem o copiloto e o piloto, impecavelmente fardados, óculos escuros e uma bengala branca. A aeromoça esclarece que, apesar cegos, são os melhores da empresa. Todos, desconfiadíssimos, embarcam. O avião parte começa a corrida para a decolagem.
Rindo e chorando
O avião aumenta a velocidade, a pista acabando e os passageiros aterrorizados. Nada de decolar, os passageiros histéricos, começam a gritar. O avião finalmente decola e o piloto diz ao copiloto: "No dia em que os passageiros não gritarem, estamos perdidos". Assim está o Brasil hoje, governado por cegos, esperando que o povo grite para levantar voo! E aí?
Tragando luz
Semana passada, em Tiradentes, vivemos o prazer de um jantar no Tragaluz Restaurante Casa, da fundadora Zenilca de Navarro, passando o timão ao sobrinho Pedro de Navarro e sua Patrícia. No jantar para privilegiados jornalistas de BH, entornando sabor e arte, palmas para as alquimias do chef Felipe Oliveira.
Tragando tradição
No já incontornável Tragaluz, depois de 17 anos, o singular nome nasceu dos votos de fim de ano, onde Zenilca desejava: "que este ano novo traga luz". Desde então, é assim, caminhando para a frente, arrastando a tradição que o "sabor" vai aumentando.
Tragando novidades
Foi uma aula magna de como praticar a gastronomia e a recepção com amor, açúcar ou adoçante e muito afeto. Que venham mais 17 e outros 34 anos cheios de graça. E que todos, claro, tragam mais luz. Ah! a Tragaluz Residence, a casa de Zenilca Navarro, além do café, loja de objetos e arte, ainda oferece dois apartamentos para felizes hóspedes.
Vizinho legal
Bacana ver a população curtindo os espaços públicos. Foi o que vimos, em mais uma edição do projeto “Meu vizinho Pardini”, do Hermes Pardini, domingo, no Museu Histórico Abílio Barreto. Evento itinerante com programação cultural gratuita, cercada de atrativos gastronômicos. Um dia inteiro de convivência e bem estar com os moradores da região. Polêmica à parte, pobre exposição em cartaz no museu, como avaliada pelos presentes.
Vizinhos em perigo
A propósito, falando sobre espaços públicos, fica outra ressalva dos participantes. Como na Praça JK, Praça Professor Godói Bethônico, na Cidade Jardim, etc; descaso total com a conservação, passando pelo paisagismo, equipamentos e limpeza. Se a PBH está sem verba, vale retomar as parcerias público-privadas.
Show de sabores
Há 20 anos, o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes começou a se transformar na maior referência da cultura gastronômica do Brasil. Mais de três mil profissionais em quase duas mil atrações gastronômicas e cerca de 900 artísticas. Mais de meio milhão de visitantes.
No Spa Premier, a consultora de imagem Bianca Ladeia, a proprietária do spa, Carolina Magalhães e a angiologista Livia LyraFoto: Ana Luísa Arrunátegui
Lança Perfume
* Continuando o Festival Cultura Gastronomia Tiradentes. Entre os dias 18 e 27 estes números ganham novos recordes com a 20ª edição do evento.
Na Praça da Rodoviária, shows, cozinha ao vivo e estandes dos mais importantes restaurantes mineiros.
O Largo das Forras, chamado de Praça do Conhecimento, será o núcleo em que se concentram aulas teóricas e interativas com grandes nomes da gastronomia.
Por toda a cidade são realizados eventos especiais, restaurantes locais oferecendo pratos exclusivos do festival, turismo gastronômico, jantares e atividades culturais.
Este ano o evento homenageia o estado de Minas Gerais. O Festival faz parte do calendário anual do Projeto Fartura - Comidas do Brasil.
* Se a Bruna Marquezine terminou o namoro com o Neymar, isso significa que ela é uma ex-usuária de craque?
* Dia 8, no brunch para a imprensa, da CasaCor, pudemos conhecer todos os ambientes e as novidades da 23a edição, incluindo a recuperação da casarão da Rede Ferroviária Federal-RFFSA, local da mostra.
Dia 23, lagoa Rodrigo de Freitas, Rio, inauguração da filial do Blue Note, o lendário clube de jazz de Nova York. Entre as atrações internacionais anunciadas pelo proprietário Luiz Calainho, Tony Bennet.