Quinta, 18 de abril de 2024


Na exposição, “Desenho Tempo Matéria”, do dia 22 de abril a 22 de maio, na Lemos de Sá Galeria, Mangabeiras, os "filhos da Escola Guignard", os artistas Eymard Brandão, Cláudia Renault,  Marco Túlio Resende e Jade Liz. Foto: Cecília Queiroz

Arte política

A maior coleção de arte pop e política do Brasil está pela primeira vez em Belo Horizonte. Quase 300 obras produzidas durante o regime militar: “Política e Vanguarda (1964/85) na coleção Lili e João Avelar”, inaugurada, ontem, no Museu Inimá de Paula. Como “uma maldade por dia é permitida”, gostaríamos de registrar o fato de não termos visto o outro lado da moeda.

Arte dupla

Por exemplo, uma tela ou uma “instalação” sobre o cofre de Adhemar de Barros roubado, em 1969, pelo grupo terrorista VAR-Palmares de Carlos Lamarca, Dilma Roussef e companheiros, mas tudo bem! Nem mesmo uma simples escultura com as metralhadoras que usavam para assaltar bancos. Voltando à exposição! Trabalhos revelando motivações políticas e sociais.

Arte rara

E evidenciando transformações de linguagens que geraram práticas experimentais e conceituais no Brasil. O curador da exposição e colecionador, João Avelar, reuniu trabalhos que convergem na tomada de posição frente aos dilemas éticos e sociais contemporâneos. Estéticas centrais que marcaram as artes visuais de 1964 a 1985.

Arte dura

Desenhos, fotografias, pinturas e esculturas que poderão ser vistas pelo público até o dia 18 de agosto. “É sobretudo nos anos 1960 e 1970 que testemunhamos uma recusa dos meios tradicionais da arte e de uma busca por referências ao mundo contemporâneo”, enfatiza o curador, João Avelar. 

Arte pura

O mineiro Décio Noviello terá destaque especial, com pinturas, desenhos, gravuras, fotografias e vídeo, incluindo o registro de ação realizada na histórica exposição “Do Corpo à Terra”, de 1970, em Belo Horizonte, quando o artista, então capitão do exército, utilizou granadas das forças armadas, para “pintar” o Parque Municipal e o Palácio das Artes.

Guignard imortal

Neste ano, a Escola Guignard comemora 80 anos de sua fundação. Para marcar a data, uma parceria entre a Escola Guignard e a Lemos de Sá Galeria de Arte. Amílcar de Castro (ex-aluno de Guignard), Cláudia Renault, Eymard Brandão, Jade Liz e Marco Túlio Resende, estarão expondo.

Guignard fértil

Os artistas de épocas distintas tiveram formação na escola e aprenderam com Amílcar de Castro: “A árvore desenha o céu … e o homem desenha o tempo na imensidão do sonho”. “Desenho Tempo Matéria” tem abertura dia 20 e visitação do dia 22 a 22 de maio, na Lemos de Sá Galeria, no Mangabeiras.

Palácio dos Vinhos

Dias 20 e 21, no Parque do Palácio das Mangabeiras, “Vinho na Vila”. Programação gratuita com as aulas "Harmonizar vinho e comida é importante?”, com o professor da Associação Brasileira de Sommeliers – ABS Minas, José Maurício Resende, no sábado e "A expansão do Enoturismo de MG e seus vinhos de alta qualidade”, com o também professor da ABS Minas, Horácio Morais Barros, sábado e domingo.

Palácio de Delícias

Cozinha show com a chef do Cabernet Butiquim, Jana Barrozo, em pratos harmonizados com três opções de vinhos por Larissa Fin; shows de jazz; opções gastronômicas variadas; feirinha de produtores locais; bar de vinhos bar com travessas de queijos e frios, drinques e vinhos na taça.

Minas da Moda

O presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais - FIEMG, Flávio Roscoe, analisou os números do Panorama Setorial da Indústria da Moda, atualizado em fevereiro, quando Minas teve participação na indústria da moda equivalente a 13,4% e 10,7%, e considerou que, apesar dos desafios, como a diminuição na arrecadação de ICMS, "a indústria da moda continua a ser pilar para a economia local."

Minas Moda

Tudo é destaque na 31ª edição do Minas Trend, que termina, hoje, no Minascentro. Promovido pela FIEMG, o maior salão de negócios do segmento na América Latina, reúne lançamentos das coleções de primavera-verão 2025. Mais de 120 marcas distribuídas em vestuário, joias e bijuterias, bolsas e calçados, lingerie, moda-praia e pijamas, além dos segmentos crianças, bebês e adolescentes.

Minas Trem

E na 31ª edição do Minas Trend, o Circuito Liberdade apresenta a força criativa de Minas. As atrações acontecem até dia 21, de forma totalmente gratuita. Diferentes iniciativas em diversos equipamentos, apresentando a moda para além do lado comercial: memória, trabalho manual, sustentabilidade, pensamento acadêmico, construção de figurinos.


Sempre no Ponto Savassi, amigas de "infância, teatro, Belo Horizonte e Rio de Janeiro", Marta Luz e Nely Rosa. Foto: Arquivo Pessoal


O "Vermelho e o Verde". No bar Ponto Savassi, amigos, amigos, política besta à parte, o professor e "Reserva Moral" Ricardo Wagner Figueiredo Lage e o assessor-chefe de Comunicação da Fundação Clóvis Salgado, jornalista, Walter Navarro. Foto Bianca Alves

Curtas & Finas

*Ainda sobre o Circuito Liberdade. Seus equipamentos acolherão centenas de visitantes de todo o Brasil.

Visitantes que poderão visitar as exposições em cartaz, muitas dialogando com o universo da moda.

É o programa Minas Criativa, fortalecendo a cultura e a economia da criatividade nos 853 municípios mineiros.

32 equipamentos, reunindo diversos espaços, com as mais variadas formas de manifestação de arte, cultura e turismo.

*Última edição do maior Buteco do Mundo, dia 20, no Mineirão, às 15 horas e início dos shows às 15h30.

Além da apresentação do anfitrião Gusttavo Lima, o Buteco terá shows da dupla Bruno & Denner e a atração inédita Leonardo.

Para completar, Matogrosso & Mathias, Rick & Renner, Paula Fernandes e Trio Parada Dura.

*Feira do Mineirinho vai sediar um dos maiores eventos de basquete das Américas.

Dia 20, será a vez da temporada 2024 da Copa Minas 3x3, adulto e dia 21, o famoso desafio Rei da Quadra. Ambos das 9h às 18h.