Paulo Navarro | Entrevista com Fernando Duran

Entrevista com Fernando Duran. Fotos: Gabriel Araújo

Fernando Vanguarda

43 anos, 25 no mercado de “automóveis de cinema” ou sonho real para quem nem sabe o significado de crise econômica ou política. Estamos falando de ícones como BMW, Mercedes, Audi, Volvo, Land Rover, Porsche, Ferrari, Lamborghini, McLaren, Bentley e Rolls Royce. E claro, com nosso entrevistado, Fernando Duran, agora, sozinho, à frente da Avantgarde Motors, referência em multimarcas premium. O templo das “quatro rodas” fechou 2023 superando as expectativas de faturamento, com crescimento 15% superior em relação a 2022. A empresa entra em 2024, ano em que completa 20 anos, com sonhos mais altos: crescimento 20%. Por tudo isso e mais, a Avantgarde não é apenas uma loja de carros, mas um, digamos, clube, que teve seu projeto arquitetônico inspirado em lojas conceito de marcas de luxo em Paris, como Louis Vuitton, Nike e Nespresso. E quem resume é o próprio Duran: “Queremos que a venda do carro seja uma feliz consequência da presença de nossos clientes na loja. É um lugar de encontros e bons momentos, com a família e os amigos”.

Fernando, como passar do Direito e restaurante japonês ao mercado de automóveis?

Estou no mercado de automóveis há 25 anos, entrei antes de me formar em direito, os restaurantes foram negócios paralelos entre 2008 e 2012, mas a atividade de mercado de automóveis sempre foi a principal, os cursos de direito e administração foram fundamentais para ter uma melhor gestão da empresa.

E não estamos falando de qualquer automóvel.... Qual é o acervo dourado?

Trabalhamos com mais de 20 marcas, mas para destaque, algumas muito exclusivas como Bentley, Rolls Royce, Ferrari, Lamborghini, McLaren.

Por que o nome Avantgarde?

A escolha do nome foi pela sua essência, “A frente do próprio tempo - Vanguarda” é o nosso DNA.

20 anos, já?

20 anos de CNPJ e 25 de mercado de automóveis.

Quais os destaques destes 20 anos? Vai ter festa?

Não haverá festa, mas mais trabalho e empenho. Trabalhamos com cerca de 100 a 120 carros no estoque. Com o aumento da nossa área física, chegaremos à capacidade de 160 carros no acervo, sendo que a maioria de estoque próprio.

Qual a grande novidade societária de 2024?

Sem novidade societária, ficarei como único acionista da AvantGarde Motors.

Isso vai acarretar alguma mudança?

Continuamos com o mesmo foco, primeiramente em veículos de alta qualidade, independentemente do valor, seguido dos veículos mais exclusivos e especiais.

Quem é o seleto público da Avantgarde?

Temos uma grande carteira de clientes, durante esses 20 anos, já atendemos mais de 10 mil espalhados por todas as regiões do Brasil.

Não existe crise para este público e este mercado?  

O brasileiro é apaixonado por carro, isso faz com que esse mercado não sofra com crises econômicas ou políticas. O mercado pode passar por ajustes, mas nunca para!

Voltemos ao aumento da área física. O que será a “concept store”, até 2025?

Iniciaremos um desenvolvimento de projeto para atualização arquitetônica e tecnológica em 2024 que será implantado em 2025, e também o aumento da área útil da loja em mais 1.500 metros através de um terreno anexo adquirido em 2023.

O lado “ponto de encontro” vai continuar e com gastronomia? 

A AvantGarde é muito mais que uma loja de carros, somos um espaço para “network” e entretenimento para nossos clientes!