Para o corpo sadio, uma mente em equilíbrio

Ansiedade e estresse, o que pode ser feito?


O estilo de vida contribui de forma fundamental para o tratamento e prevenção da ansiedade. Uma alimentação equilibrada, distância de substâncias como o tabagismo e das bebidas alcoólicas em exagero, equilíbrio entre atividade física e descanso, descoberta de atividades físicas que lhe tragam prazer, qualidade do sono, relacionamento harmonioso em casa e no trabalho, atividades altruístas, enfim, todos os fatores que contribuem para a qualidade de vida e combatem a ansiedade. Sabemos que manter o equilíbrio é difícil, para isso, a seguir, estão algumas recomendações para a busca do equilíbrio, A maioria já é de conhecimento popular, porém, não custa relembrar:

-Sono profundo: É durante a fase de sono profundo que o organismo recupera suas energias. Portanto, o sono profundo é fundamental para termos tranquilidade, ânimo e energia. Acordar pela manhã bem-disposto é um passo importante para combater a ansiedade. Para uma boa noite de sono, precisamos de um ambiente o mais isento possível de ruídos, luminosidade e energia eletromagnética de aparelhos eletrônicos. O celular, nesse caso, é um vilão, deixe-o o mais longe possível da sua cama.
-Dieta sem açúcar. O açúcar e os carboidratos simples/refinados como doces, bolos, massas produzem níveis elevados de insulina no sangue que favorecem a ansiedade.
-O estresse crônico faz com que o organismo produza principalmente adrenalina e cortisol, que além de deprimirem profundamente o sistema imunológico promovem um desajuste em todo o sistema hormonal. Doenças como a hipertensão arterial e a gastrite são exemplos do efeito deletério ao organismo da perpetuação dos estados de tensão mental e emocional. Pratique regularmente alguma atividade que relaxe a mente, meditação, ioga, relaxamento, massagens etc.
- A atividade física vigorosa e regular promove a produção endógena de endorfinas, que são substâncias bioquímicas que promovem a tranquilidade. Descubra qual o esporte que mais lhe agrada e pratique-o.
- Socialize-se e participe de atividades altruístas.
- Limite o café, o álcool e corte o cigarro.  
-Fitoterápicos - opte como última alternativa por medicamentos que não causem dependência química nem efeitos colaterais.

 

Para o manuseio do estresse:

- nunca se preocupe com pequenas coisas. E não se esqueça: todos os problemas são pequenas coisas;
- sempre que possível, faça uma sesta (dormir após o almoço ou ao meio dia, de 15 a 20 minutos);
- dedique tempo ao lazer;
- sorria;
- ajude o próximo;
- pratique o bem;
- agradeça a Deus por todas as coisas;
- mentalize coisas boas diariamente;
- busque mais o “ser” e menos o “ter”.  O ter é consequência natural de ser;
- encontre a felicidade profissional: faça exatamente o que gosta, e goste do que você faz.
- para a felicidade pessoal: coração ENORME e memória curta.
- elimine o orgulho.
- perdoe.

Não existe longevidade sem sabedoria.