Planeta Água


O titular da coluna e o empresário Lucio Costa durante gravação do programa DNA, que vai ao ar amanhã, na Band.Foto: Edy Fernandes


Planeta Água
Ricardo Motta Pinto Coelho trabalha e mora em BH. É biólogo especializado em Hidrobiologia e Ecologia. Em 2016, aposentou-se pela UFMG, onde foi professor por 37 anos, participando de dezenas de projetos de pesquisa, entre outras atividades na área. O diferencial de Ricardo, como sempre, é a inteligência. Ele sempre estimulou seus alunos para o empreendedorismo e abriu três empresas com eles.

Planeta Desperdício
Todas as empresas atuando até hoje (e bem) na área de gestão de recursos hídricos. Ricardo sempre notou "o pecado" das universidades brasileiras. O Brasil tem invejável sistema público de universidades de bom nível científico contrastando com um grande atraso tecnológico.

Planeta Esperança
"Salvas honrosas exceções, aqui se pesquisa, se publica muito, formando muitos pesquisadores promissores. Entretanto, as universidades formam pesquisadores para replicar a pesquisa em novas universidades, num ciclo interminável com poucos resultados práticos para a sociedade".

Planeta Futuro
Em 2016, Pedro Costa,  Cônsul Honorário do Brasil em Seattle, EUA, trouxe missão de empresários americanos a Minas e convidou-o para um encontro na FIEMG. Lá conheceu Howard Gudell, de Ohio, em diversos projetos com os israelenses na área de recursos hídricos. Assim, naturalmente, Ricardo sentiu-se atraído por Israel, onde jovens saem da pós-graduação e começam a empreender. O Brasil tem muito a aprender com Israel, que resolveu o problema da  falta de água, sem o paternalista do estado.

A competente equipe de jornalismo da Band Minas: Fantine Godoy, Matheus Arvelos e Gisele RamosFoto: Edy Fernandes


Curtas & Finas

* Continuando a saga ímpar de Ricardo Motta Pinto Coelho, depois do encontro, houve imediata sintonia em nossos pensamentos e idéias.

O dinamismo de Pedro Costa providenciou a união de todos, o que resultou no projeto que pode trazer muitos benefícios para Minas e o Brasil.

Fizeram uma pré-missão em Israel e vários contatos com os cônsules de Israel no Rio de Janeiro e São Paulo, entre outros.

Contatos com o presidente da Câmara Brasil-Israel em Minas, Marcos Brafman e com vários empresários ligados ao setor de águas também em Minas.

"Existe um grande potencial de cooperação bilateral e que tanto brasileiros quanto israelenses podem formar parcerias muito rentáveis para ambas as partes em breve".

O resultado, vocês saberão, amanhã,  com a entrevista de Ricardo M. Pinto Coelho, neste espaço.

* O Shopping Cidade preparou “aquele” Dia das Mães.  Até dia 14, quem consumir R$ 300 receberá lindo pingente Rommanel, em três modelos: Árvore da vida, Borboleta e Coração.