Pesadelo sobre rodas

O super Marco Antônio Lage, diretor de comunicação corporativa do Grupo FCA, é o entrevistado do programa DNA amanhã, na Band MinasFoto: Band/Divulgação


Pesadelo sobre rodas
A lucidez a seguir veio do leitor Eduardo Andrade, morador às margens da MG 30, que liga Belo Horizonte à Nova Lima. Andrade relata sua participação no Seminário da Univiva - União dos Condomínios da Região da Vila da Serra, Vale do Sereno, MG 30 e Belvedere - lembrando ação da entidade e da prefeitura de Nova Lima em posicionamento rígido quanto ao tráfego irregular de carretas nas ruas.

Sobre trilhos
Melhor, nas vias urbanas da cidade, rimando com o famigerado transtorno causado na MG 30, questionado pelo Ministério Público. O Seminário sobre Mobilidade Urbana e Segurança na região, no Hotel Piemonte, alimentou outra polêmica: a utilização da antiga linha férrea da RFF.

Sobre estruturas
A linha separa o Belvedere em BH, da Seis Pistas, em Nova Lima. Tida como única saída para desafogar o tráfego, a chamada Via Estruturante  é foco de ações de mobilidade urbana por empreendedores imobiliários que vêem oportunidade de novos negócios em toda sua extensão.

Sobre o ar
Como um tupiniquim e inteligente “High Line Park” (parque linear numa via férrea elevada, em Nova York), segundo desejo de alguns, ou mera via de escoamento com isolamento acústico para os prédios de luxo do Belvedere, uma coisa é certa: toda a demanda local se somará às demais que já convergem para o gargalo da BR040/Nossa Senhora do Carmo, daí... Pelo menos os participantes saíram certos de uma coisa que pode ser um paliativo: a imediata implantação da mão inglesa no Trevo do BH Shopping.

Sobre natural
Notícia péssima veio do palestrante Sérgio Bittencourt, presidente do Concept, divulgando alarmantes dados sobre a bandidagem Brasil à fora, incluindo Minas. Pasmos, tomamos conhecimento de que o Brasil ultrapassou EUA e México e tem mais de 160 mil carros blindados em sua frota. É líder mundial, segundo a Associação Brasileira de Blindagem.

Curtas & Finas

* A boa nova do seminário, que apoiamos, foi o trabalho integrado que o secretário de Segurança e de Transportes de Nova Lima, Juarez Azevedo, vem fazendo na região.

Tudo pela mobilidade Urbana, bem como a segurança de condomínios através de ação preventiva e conjunta das polícias envolvidas e comunidade.

Já o consultor Rodrigo Sírio Coelho, da Fratar Engenharia, apresentou estudos técnicos alternativos de baixos custos, pautado no Hypothetical Traffic Network.

Estudos de mobilidade urbana passam a ser integrados ao plano diretor de Nova Lima, revelou o secretário de Planejamento e Gestão local, André Luiz Rocha.

*Alexandre Birman esteve nos EUA para dois eventos de sua marca homônima.

Lançou a coleção cápsula “Festa” na Bergdorf Goodman, Nova York. Uma edição da Evening Collection do Pre Fall 2017, já no e-commerce e nas lojas brasileiras.

Depois foi a vez da Saks Fifth Avenue em Greenwich, Connecticut, onde apresentou  a coleção Resort/Spring.