Paulo Navarro | segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

No lançamento da coleção de outono 2019 da Alphorria, as belas Renata Araújo e Fernanda Thibau, proprietária da marca

Foto: Edy Fernandes


SOS Brumadinho 

Em resposta ao desastre em Brumadinho, a BrazilFoundation lançou uma chamada pública para seleção de organizações que atuam diretamente com a população da região. O edital vai selecionar entre quatro e seis iniciativas com propostas que contribuam para o atendimento das populações das regiões afetadas, bem como o desenvolvimento econômico e fortalecimento da comunidade local em médio prazo. As inscrições devem ser feitas pelo site da BrazilFoundation até o 15 de março.

 

Perspectivas para 2019 

A Câmara Americana de Comércio (Amcham Brasil) divulgou os dados da pesquisa “Plano de Voo Amcham: perspectivas e análises Brasil 2019”, realizada com 550 presidentes e diretores de empresas brasileiras de todos os portes e segmentos. Na análise, constatou que, com a perspectiva das medidas econômicas e a reforma da previdência aprovada este ano, o Brasil vai crescer em 2019. A área que mais desperta confiança nos executivos entrevistados em relação ao novo governo é a economia.

Otimismo na economia 

Segundo Devorah Vieitas, CEO da Amcham Brasil, o clima é de otimismo: “Detectamos que os empresários brasileiros estão confiantes na capacidade do governo de conduzir e comunicar os motivos da reforma e os efeitos que pretendem ser alcançados”, comenta.

Reforma à vista

Na opinião dos empresários, para a reforma sair este ano, vai ser preciso uma grande capacidade de articulação do Governo com o Congresso, pois o tema demanda três focos de trabalho do novo governo. O fator crucial para o Governo Bolsonaro endereçar seu texto é manter a defesa e o debate da proposta, assumindo a condução da disputa sobre pontos com menores concessões como no caso dos militares e servidores públicos.

Primeiras impressões 

A avaliação do governo nos primeiros 40 dias é bem positiva. Mais da metade dos entrevistados responderam que os anúncios de medidas econômicas são positivos, com perspectivas de melhora da economia, geração de empregos e aumento de competitividade.

Curtas & finas

* Mas nem tudo são flores. Os empresários estão pessimistas em relação à atenção que o governo vai dedicar a algumas áreas importantes como cultura, educação e saúde.

E quando o assunto é competitividade, os entrevistados pela Amcham esperam medidas importantes como a simplificação e redução de carga tributária, a desburocratização e o combate à corrupção.

* O presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, convida para a posse da nova diretoria para a gestão 2019-2021. Hoje, no Espaço Sicepot.

* Acontece hoje e a amanhã, no E-Office, mais uma edição do WAIP – Workshop para líderes, gestores de pessoas e projetos. Mais informações: contato@oitoconsultoria

*O Verdemar realiza, nos dias 12 e 13 de fevereiro, mais uma edição do Curso de Vinhos de Verão.

O evento acontece no mezanino da loja do Sion e terá harmonização de petiscos da padaria artesanal do supermercado.

Serão degustados rótulos franceses, portugueses, chilenos, italianos e sul-africanos.

* Dentro de um conceito moderno de maximizar o aproveitamento de espaços, o Grupo Rede Gourmet, inaugura, hoje, no Caesar Business, mais uma unidade do Restaurante Santa Fé.