Paulo Navarro | sábado, 11 de maio de 2019

Foto: Pedro Vilela

Obrigado, Doutor

Dr. Henrique Salvador será o grande homenageado do próximo jantar beneficente da BrazilFoundation. Porque, como presidente da Rede Mater Dei, ele acredita que, além de sua vocação, a organização pode promover iniciativas de mais saúde; culturais, sociais e ambientais. Como o programa “Pra você ficar bem”, contemplando pacientes, familiares e indiretamente, mais de 30 mil pessoas. Não só!

Henrique, Salvador de vidas até no nome? Nasceu predestinado?

Não. O que existe é muito trabalho, paixão pelo que se faz e o sonho de contribuir para melhorar a vida das pessoas.

O currículo é tão extenso que não caberia nesta página. Como você se define enquanto médico?

Sempre sonhei em ser médico. Procurei uma formação sólida e os melhores centros em que poderia desenvolver minhas competências e habilidades. E depois, exercer uma medicina que realmente apoiasse e ajudasse as pessoas que me procuravam.

Medicina na UFMG, Administração na Fumec e pós-graduação em vários países. A medicina é um eterno aprendizado?

Principalmente hoje, quando o conhecimento muda e evolui constante e rapidamente. Sempre estive atento a aprender com os nossos clientes e com as experiências que vivenciamos.

Ginecologia, obstetrícia e mastologia. Qual o maior problema de saúde das mulheres?

O grande desafio é enxergar quem nos procura como um ser humano único. Por trás do problema médico, existe um ser humano que tem conflitos, sonhos, medos e interesses dos mais diversos. É importante ser empático, colocar-se no lugar das pessoas, enxergar o que é valor para elas e de que maneira podemos ajuda-las a passar pela experiência que se está vivendo.

BH está apta a tratar de suas mulheres?

Com certeza. Atualmente, Belo Horizonte é um dos grandes centros médicos, não só do Brasil, mas do mundo. Temos instituições hospitalares e aparelhos de saúde que se equiparam, em termos de qualidade e excelência, ao que se faz de melhor no mundo inteiro.

Nesse ponto, entra a gênese do Mater Dei. É possível resumir sua trajetória neste hospital referência?

O Mater Dei foi fundado pelo Dr. José Salvador Silva em 1980, sonho que ele acalentava desde a faculdade. Em 1984 assumi a direção Clínica e Técnica. Em 2011, assumi a presidência da Rede Mater Dei. Desde então, fundamos o Hospital Mater Dei Contorno. Mais recentemente, o Mater Dei Betim-Contagem.

O que é o Mater Dei em BH e no mundo?

Sempre pergunto nas reuniões com os nossos colaboradores, gestores e médicos: “Se o Mater Dei não existisse hoje, em Belo Horizonte e até no mundo, faria diferença?”. Acho que faria. Ele gera valor para a comunidade focada nas necessidades dos clientes.

Para suavizar: qual é o lazer do Henrique?

Temos uma propriedade rural próxima a Belo Horizonte. Gosto muito de música, de me reunir com a minha família. Pelo menos uma vez ao ano, gosto de viajar, de conhecer novos lugares, seja no Brasil ou no exterior.