Paulo Navarro | quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Na pousada Ao Mirante em Lavras Novas, o anfitrião Patrice Thomaz e sua Marta Von Zeidler, ambos de malas prontas para Berlim

Foto: Paulo Navarro

Vida linda 

Marta Von Zeidler viaja pelo Brasil para selecionar artistas brasileiros de renome nacional e internacional e promover intercâmbio cultural entre as culturas de Brasil e Alemanha, contando com o apoio da Embaixada Brasileira em Berlim. Mas, atenção! Quem é Marta Von Zeidler? Filha de alemães, paulista de nascimento, que vive em Berlim há 30 anos.

Intercâmbio lindo 

Desde 2016, a Von Zeidler Art Gallery é lupa e holofote na cena cultural de Berlim, o mais novo espaço dedicado às artes visuais na Alemanha. Um templo para diálogos, ideias e trocas nas mais diversas linguagens artísticas contemporâneas, unindo artistas e público apreciador.

Raízes lindas 

A inauguração da galeria foi marcada pelo projeto Raízes, e contou com o apoio da Embaixada do Brasil em Berlim. O objetivo não é outro que o de oxigenar o mercado das artes, ao mesmo tempo em que descobre, divulga, circula artistas, com sua produção, por outros países.


Top do topo 

A nova carta de vinhos do restaurante Topo do Mundo possui mais de 60 rótulos, de nove países. O lado gastronômico é rima rica. O Topo do Mundo está de casa nova, na Torre Alta Vila, em Nova Lima, com uma vista especial para a serra e para o lindo “skyline” de BH. Sexta e sábado, música ao vivo; festas fechadas, de segunda a quinta-feira. Parabéns aos timoneiros, Ludmilla e Rogério Tamietti.


Dispersos e raros 

Pescamos algumas pérolas de Salim “Localiza” Mattar, na abertura do Fórum Liberdade e Democracia 2018 (Palácio das Artes), no Automóvel Clube. Mattar começou lembrando as semelhanças do evento com aquele ocorrido há 30 anos, em Porto Alegre. Depois, lembrou também a importância do fórum: “É o ambiente onde se discute a defesa de nossas liberdades, o direito à vida (individualidade e liberdade de defesa), onde exercitamos faculdades como direito de escolhas, liberdade de pensar e de vontades”.

Curtas & Finas

* No Mondial de La Bière, bebidas de Minas, o terceiro estado com o maior número de cervejarias artesanais.

As artesanais mineiras brilharam neste Salão Internacional de Cervejas Especiais, no Rio.

* O Festival Aprecie – Especial Rock Brasil, com atrações de Minas e Rio, gastronomia, cervejas artesanais e programação infantil. Dia 15, das 12h às 20h, em Contagem.

* Entre 10 e 28 de outubro, o cultural 9º Circuito Gastronômico da Pampulha.

Exposição fotográfica, oficinas gratuitas, cozinhas-show, além da oportunidade de poder experimentar os pratos inspirados no Cerrado Mineiro.

* Em comemoração ao aniversário de Juscelino Kubitschek e ao Dia do Urologista, será lançado, hoje, o livro “Nonô do Tijuco – Pioneiro em Urologia”, do escritor, jornalista e ouvidor da Santa Casa BH, Manoel Hygino dos Santos.

Histórias e curiosidades da vida de JK no hospital e sua dedicação à urologia e aos pacientes. Autógrafos às 17h, no Provedoria da instituição, Santa Efigênia.