Método de guerra

Foto: Flander Souza

Adriana Cortez e Renata Viana são sócias no Pilates Center. Pilates é um método novo no Brasil, mas atualmente, muito popular. Sua história porém é bem mais antiga e interessante. Teve origem na falta de saúde e na guerra, mas garante, até hoje, saúde, em tempos de paz; ainda que a paz, no mundo, esteja e seja relativa. Força, postura, mobilidade, garra; tudo para deixar a vida mais viva.

- Adriana, muita gente fala, quase ninguém sabe quem foi Pilates...
- É o criador deste método, Joseph H. Pilates. Ele nasceu na Alemanha, em 1880, de pai ginasta e mãe naturopata. Foi uma criança doente, sofria de asma, raquitismo, febre reumática.

- Isso, com certeza o influenciou...
- Exatamente. Na adolescência estudou, como autodidata, anatomia, fisiologia humana e fundamentos da medicina oriental. Em 1912 mudou-se para a Inglaterra e dois anos depois, durante a 1º Grande Guerra (1914-1918), foi preso com outros cidadãos alemães pelos britânicos.

- Então, o método foi instinto de sobrevivência?
Sim, o método foi criado e tomou forma, digamos, num campo de concentração. Ele tinha rotina diária de exercícios com os companheiros. Para os acamados, ele retirava as molas dos colchões e as prendia nas macas para que pudessem se exercitar. Nem as cadeiras de rodas escapavam das suas adaptações.

- E a saga continuou... Daria um filme... 
- Quem sabe... Depois da guerra, Pilates retornou à Alemanha onde ficou conhecido treinando policiais e membros do exército. Em 1926 foi para os Estados Unidos e, em 1929, fundou seu primeiro estúdio em Nova York. Nos anos 40 ficou famoso no meio artístico e posteriormente, mundo afora.

- Renata, e no Brasil?
O método chegou aqui em 1991 através da bailarina baiana, Alice Becker.

- Vocês adotaram a técnica há quanto tempo?
- O Pilates Center foi inaugurado em 2002, com a Fórmula Academia, atual Bodytech Savassi. Foi o primeiro estúdio em Minas com fisioterapeutas da Polestar Education/USA. Expandimos com a segunda unidade no Spa Mais Vida, que posteriormente migrou para Bodytech Belvedere.  Hoje somos uma equipe de nove fisioterapeutas formadas em Pilates, Gyrotonic, Mckenzie e terapias manuais.

A moda ganhou campo a partir de quando? O que ela agregou à saúde das pessoas?
- Ganhou rapidamente conquistando adeptos de todas as idades, por ser dinâmico e direcionado ao estágio físico de cada indivíduo. Fortalece, melhora a postura, a coordenação, o equilíbrio e a mobilidade articular. Trata dores nas costas e outras alterações ortopédicas, aliviando as tensões musculares.

- Isso aos simples mortais... Mas, dançarinos e ginastas, por exemplo, também aderiram?
- E esportistas em geral, para melhorar a performance na atividade específica.

- E a parceria com a Bodytech?
- Muito produtiva, um agrega valor ao outro. Num mesmo local as pessoas podem praticar várias atividades complementares e, se necessário, reabilitar e prevenir lesões.