Depois da primeira

Reaprendendo a brincar na segunda idade e meia

Foto: Arquivo pessoal


Depois da primeira
Hoje, como presente de aniversário meu, um texto "roubado" de Martha Medeiros, "Segunda Juventude!". Martha começa confessando que só quem atravessa ao menos cinco décadas de vida pode entender a bênção que é entrar na segunda juventude. Claro que antes é preciso passar pelo purgatório. Poucos chegam aos 50 anos sem fazer uma profunda reflexão sobre a finitude, e dá um frio na barriga, claro.


Engatando a segunda
Amedronta quem ainda não fez nem metade do que gostaria de já ter feito. Será que vai dar tempo? Passado o susto, a resposta: vai. Se não der, não tem problema. Você não precisa morrer colecionando vontades não realizadas. Troque-as e siga em frente sem ruminar arrependimentos.


Engatando o sumo
Você atingiu o apogeu da sua juventude: é livre como nunca antes. Então, não passe mais nem um dia ao lado de alguém que lhe esnoba, lhe provoca, que não se importa com seus sentimentos. Pare de inventar razões para manter seus infortúnios, você já fez sacrifícios suficientes.


Segunda em primeira
Se ainda dá trela a fantasmas, se ainda pensa em vingancinhas, se ainda não perdoou seu passado, se ainda perde tempo com vaidades desmedidas, se ainda está preocupado com o que os outros pensam, está pedindo: logo virará um caco. Para alcançar e merecer a segunda juventude, é preciso se desapegar de todas aquelas preocupações que havia na primeira.


Segunda de primeira
Quando essa Juventude Parte 2 terminar, não virá a 3, mas o fim. Esta é a última e deliciosa chance de abandonar rancores, não perder mais tempo com besteiras e dar adeus à arrogância, à petulância, à agressividade, ou seja, adeus às armas, aquelas que você usava para se defender contra inimigos imaginários. Agora ninguém mais lhe ataca, só o tempo – em vez de brigar contra ele, alie-se a ele, tome o tempo todo para si. Na primeira juventude, tudo vai acontecer. Na segunda, está acontecendo. 


Curtas & Finas

* Então, modéstia e ética às favas, parabéns para mim, muita força e saúde para e pelos meus primeiro 62 anos, merci e o show continua!


* O cantor, compositor e poeta Línox lança seu primeiro livro, "A Poética do Impulso". Vai recitar, interpretar com sua voz e "máquinas de som". Dia 20, às 19h, no Restaurante do Ano, Funcionários.


* No Centro Cultural Correios, São Paulo, exposição da artista plástica e fotógrafa mineira, Tânia Araújo.


A exposição "Anônimas", de Tânia Araújo, retrata famosas e quase anacrônicas, 400 Caixas de Correio.


* "Ainda é cedo amor", mas coisa boa a gente anuncia com bastante antecedência que é para ninguém esquecer e para colocar na agenda, já:


Feijoada do Mackenzie, dia 5 de agosto, num sábado, a partir de 12h, no clube, claro.


Quem convida e já recebe nossos parabéns é o presidente Carlos Rocha.


"Open bar e open food", tudo com a trilha sonora do show de samba de Marina Gomes.


*Errata: na coluna de domingo, a Medalha 16 de julho, entregue a empresários pela CDL/BH, se deve às comemorações do Dia do Comerciante