A vida na flauta


Cre?dito: Uarlen Valério 


A vida na flauta

Mesmo uma humilde cidade, cheia de árvores, é, literalmente, bonita por natureza. Infelizmente são raras. Da mesma forma escolas que, além da matemática, português etc., ensinam música; certamente formam seres humanos mais sensíveis e inteligentes. As professoras Renata Benedetto e Taciana Carolina Souza de Oliveira, com a "Quatro por Quatro Núcleo Musical", fazem sua parte. E muito bem!


Renata, por que o nome "Quatro por Quatro"?
É criação da minha sócia Taciana, um compasso que organiza a estrutura musical, facilitando a orientação do leitor.


Taciana, o que é o projeto Música na Escola?
Foi criado pela prefeitura de BH. Em 2013, no credenciamento de  escolas de música, a Quatro por Quatro foi uma das selecionadas para este projeto inovador. Os alunos optam por violão, flauta, teclado, violino, gratuitamente. Os alunos recebem também aulas de teoria musical e musicalização. São 800 alunos por mês, em três unidades.


Renata, o cinema é cheio de exemplos e histórias sobre a música como redenção, salvação, esperança. De onde veio a ideia da escola?
Veio da verificação de uma lacuna no ensino de música nas escolas. Daí, desenvolvemos uma metodologia de ensino e acabou dando certo. 


Taciana, música ensina e, em certos casos, até cura. Não deveria ser obrigatória em todas as escolas?
Sim. É uma ciência como português e matemática; deveria ter o mesmo espaço. Infelizmente temos pouco reconhecimento da eficácia do aprendizado da música nas escolas. É fundamental ter um profissional graduado em música, um local adequado para as aulas e outros vários pontos. Já existe a lei 11.769  que  torna a música obrigatória nas escolas, mas ela é falha e deixa muitas lacunas, onde algumas instituições se aproveitam e "mascaram este ensino de música", o que leva a um aprendizado raso.


Renata, quais os benefícios diretos do aprendizado de música na escola?
A música faz bem para a alma, já dizia o velho ditado "Quem canta seus males, espanta". Ajuda na integração e interação dos alunos, estimula novas habilidades e formas de expressão, trabalha a concentração, a memória; potencializa a criatividade, ajuda no desenvolvimento da linguagem, etc.


Taciana, que tipo de música vocês ensinam?
Música de qualidade, com uma bela harmonia, um bom enredo, uma boa poesia, ampliando o repertório musical  dos alunos. Por que não ouvir Caetano, Milton, Vinícius, Adoniran Barbosa e outros grandes compositores? Por que não Beatles e outros grupos internacionais de qualidade enorme?


Renata, a música leva o interesse dos alunos para as artes, literatura, etc?
A música aproxima  os alunos da dança, do cinema, das artes visuais, da fotografia, do teatro; todas elas estão interligadas.


Taciana, os alunos que se destacam terão a chance de se dedicar à música exclusivamente, depois da escola?
A continuidade vai depender da força de vontade e do esforço de cada um, pois talento, esses meninos têm de sobra.