A picada do fim

O titular da coluna e Virginia Bartolomeo que é a entrevistada do programa DNA amanhã, na Band Minas

Foto: Edy Fernandes


A picada do fim
Num país de 62 milhões de pessoas no vermelho, os bancos estatais, logo eles, que deveriam estar na vanguarda da recuperação, são os mais rígidos na renegociação de dívidas. Segundo leitor da coluna, diferentemente de bancos privados como o Santander, as taxas propostas pelos estatais, incluindo o BDMG (ironicamente com D de Desenvolvimento), inviabilizam aos inadimplentes qualquer negociação.


Só coisa boa
Falando em inadimplência, com aumento médio de 15% nas taxas de condomínio em BH, muito maior  que os dos alugueis, em baixa, cresce a fila de condôminos que não conseguem ficar em dia com mais esta taxa fixa. Sem falar na indecente multa de 20% no atraso do pagamento.


Pessoas sábias
Vem aí o super 29º Congresso Nacional Abrasel, de 15 a 17 de agosto em Brasília, com o tema, "Conectar - Saberes, Pessoas, Iniciativas". Encontro visando o desenvolvimento do setor de alimentação fora do lar, a melhoria da qualidade de vida e o aumento do empreendedorismo.


Sábias e empreendedoras
Fala Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel: "O tema simboliza a necessidade de aglutinar inteligências para discutir os desafios, apresentar melhorias e impulsionar as iniciativas no país". Uma caravana de 80 empresários mineiros irá a Brasília. O time é liderado pelo presidente da Abrasel no estado, Ricardo Rodrigues (Maria das Tranças). A ideia é se reunir com empresários de todo o Brasil e trocar experiências sobre gestão, gastronomia, mercado e, claro, trazer, soluções, resultados.


Maria Dalva Couto Mendonça, a matriarca da família Forno de Minas, que comemora 75 anos no próximo dia 26

Foto: Carol Reis


Curtas & Finas

* E a Abrasel tem nova diretora executiva, Luciana Domingues.


Luciana Domingues é administradora, com especialização em gestão estratégica de marketing.


* O mineiro Murilo Ferreira está no Conselho da Brookfield, canadense que possui cerca de US$ 250 bilhões investidos em vários países, incluindo o Brasil, com US$ 13 bilhões. Ferreira atuava na Vale.


* Arraial do Esporte Clube Ginástico, amanhã, das 16h às 24h, Cruzeiro.


* Comemorações na Forno de Minas. A matriarca, Maria Dalva Couto Mendonça, completa 75 anos.


Abrindo os festejos, dias 14, 15 e 16 de julho, Dona Dalva recebe a família Couto na fazenda, em Sete Lagoas. 


120 pessoas, no espaço com muita comida mineira, histórias e música. O encontro vai inaugurar a Capela de Santana.


* No CCBB BH do dia 19 de julho ao 18 de setembro, a exposição “O Corpo é a Casa”, do austríaco Erwin Wurm: instalações que deslocam objetos do cotidiano para a arte, de maneira distorcida e expandida.


*O Festival de Inverno de Nova Lima acontece neste sábado, na Lagoa dos Ingleses. Shows com Orquestra Ouro Preto, Happy Feet Jazz Band, Wilson Sideral - Tropical Blues, espaço kids, gastronomia e muita mais.