Puxadinho da moda

Paulo Navarro me convidou para falar de moda e das suas curiosidades e brinquei com ele: vai ser um puxadinho? Eu sempre digo que moda é a minha única droga, e moda, estilistas e agregados, geralmente tem as suas manias, sejam elas boas, cruéis, exóticas,  engraçadas, histéricas ou venenosas... vale de tudo, venez!

Dizem que o estilista... não, não vou começar falando desses venenos... Vou para o exótico, ou seria folclore?  

Yves Saint Laurent começou cedo na moda, ainda jovem já era assistente de Christian Dior; Depois de algum tempo ainda na Maison Dior, chega a triste notícia que um ataque cardíaco tirou a vida de monsieur Dior (a moda perdeu um grande criador!) e YSL acabou ficando no lugar dele sendo que naquela época já mostrava ser um grande talento!

No dia de sua estreia, já como créateur da Maison Dior ele, de tão nervoso, se trancou no banheiro e se recusou a sair apesar dos apelos; Só cedeu na hora do almoço (hora sagrada para os franceses).

Sua estreia aos 21 anos foi um sucesso tão grande que ele passou a ser o queridinho da imprensa fashion, e logo depois deixou a Dior para fundar a Maison YSL e, como tal,  alvo de varias especulações: YSL é isso, é aquilo, gosta de vagar pela noite, coleciona obras de arte, é casado com um homem, é cheio de manias estranhas, porém todos concordavam: É UM GRANDE CRIADOR!!!

E então outro imprevisto: YSL tinha que prestar  o serviço militar então foi convocado pelo exercito francês (independência da  Argélia, onde nasceu) e aí começaram mais especulações: vai desertar, vai abandonar a Dior, vai se exilar, e vai, e vai ... e YSL, quieto; o que só  aumentava a curiosidade de todos. No dia anterior a sua ida pediu a Maison uma carruagem, dois serviteur e ficou a noite inteira se aprontando para a se apresentar.

E eis que  chega  o dia: no local  fotógrafos a postos, curiosos aflitos, gritinhos nervosos e da carruagem descem os criados, com inúmeras bagagens lotadas de camisolas, bijouxs, livros de moda, pantoufle, tecidos preciosos; um guarda roupa completo,  e os gritinhos aumentavam e... sai da carruagem  YSL: todo produzido, milhões de babados, laços, colares, casaquetos de brocados sobre pantalonas gigantes, dá adeusinho para a plateia entra no recinto e... sai!!! Foi dispensado, acharam que ele tinha levado muita bagagem.

Até, com mais de moda e seus  folclores...á bientôt!