Rejuvenescimento das mãos

Cuidados com o rosto e com o corpo já são rotina para as mulheres, mas muitas se esquecem do processo de envelhecimento das mãos. Não é a toa que existe aquela expressão que diz que as mãos entregam qualquer idade. Com o passar dos anos, temos o aparecimento de manchas escuras (melanoses solares), manchas claras (leucodermias solares), alteração da textura da pele e perda de volume. As mãos vão ficando mais magras, “murchas”, com tendões e veias mais visíveis. Tudo isso culmina em mãos com uma aparência mais envelhecida. Há casos de mulheres que deixam de se produzir, de fazer as unhas e até de usar anéis para não chamar muita atenção para essa parte do corpo.  

Prevenir sempre será a palavra de ordem quando o assunto é saúde. Não é diferente com as mãos. Para isso, o uso de protetor solar e creme hidratante se fazem necessários. Os filtros solares indicados são os com FPS acima de 30 e PPD acima de 12, idealmente mais hidratantes, já que a pele do dorso das mãos também fica mais ressecada com o envelhecimento. Quanto aos cremes do dia-a-dia, recomenda-se aplicar hidratantes específicos nas palmas das mãos, e produtos de tratamento no dorso, que podem, muitas vezes,  ser os mesmos utilizados no rosto.

Para tratar as manchas, os lasers para pigmentos, assim como a luz pulsada, são muito indicados por agirem na formação de colágeno, na diminuição dos pequenos vasos, além do efeito clareador. Os peelings químicos também ajudam no clareamento das manchas, no tratamento de lesões pré malignas da pele e na formação de colágeno.

Para melhorar a textura da pele estão os lasers mais avançados de rejuvenescimento, como o de CO² fracionado, que causam uma microperfuração na pele, provocando um processo de cicatrização, que contrai a pele e estimula a formação de colágeno.

Para mãos magras, com tendões e veias muito aparentes, os preenchimentos com ácido hialurônico têm efeito imediato e duradouro.

Associar técnicas de clareamento, de estímulo de colágeno e de preenchimento faz com que tenhamos mãos com uma aparência jovem e saudável.