Revendo Lisboa

Na badalada Avenida Liberdade, em ação o fotografo de O Tempo, Edy Fernandes e o titular da coluna ao lado da entrevistada Claudia Narciso, consultora da Arezzo & Co.
Foto: Edy Fernandes

  Na Casa Museu José Maria Fonseca, os anfitriões Sofia Soares Franco e Tomás Baião, produtores do famoso vinho Periquita
Foto: Edy Fernandes


Revendo Lisboa

Dentro da comemoração dos 10 anos do vôo TAP BH- Lisboa,  Fernando Dias e sua Master Turismo embalaram um pacote turístico saudosista à capital lusitana. Com a participação de integrantes do vôo do dia 11/02/2006, o grupo partiu de BH exatamente no mesmo dia e mês do inaugural. No roteiro, a partir de Lisboa, conferiram as novidades na área gastronômica, hoteleira, locais inusitados fora do roteiro tradicional, sem desprezar visita a região de Aveiro e Porto, o Alentejo e suas vinícolas.

 

Ontem, hoje Portugal

Entre a degustação de boa safra de vinho e uma supimpa bacalhoada, Ângela Gutierrez, Raul e Fátima Penna, Damião e Tereza Paes, Marcus e Eliana Botelho, Rodrigo e Cláudia Biagioni, Armando e Maria Eugenia Couri, Ana Lúcia Gazzola, Márcia Milanez, Maria José Capanema, Juliana Andrade, Maria Olivia Oliveira, Antonio Anastasia.

 

A hora e a vez de Lisboa

Quem nos contextualizou sobre o mercado imobiliário de Portugal, foi o mineiro Mario Malloi Motta. Radicado há anos em Lisboa e atuando na área, Malloi diz que o mesmo se tornou a menina de ouro: "Fora os britânicos e franceses, a venda de imóveis a brasileiros disparou levando o Brasil a primeiro lugar em investimento, com índice de 40% do mercado de estrangeiros", salienta o consultor com dados da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal. Segundo Malloi, esta tendência vem crescendo nos últimos dois anos e o motivo é que aqui se encontra um país que hoje é considerado como melhor lugar do mundo para se viver. 

 

Dolce Vita

Os benefícios são muitos: vida tranquila, sem inflação, culinária rica e prazerosa, segurança, excelentes hospitais, escolas, estradas, o maior número de horas de sol em toda a Europa, além da proximidade de todas as rotas aéreas do mundo. Se gaba Malloi: “o momento é fantástico para adquirir um imóvel para investimento ou moradia, sobretudo pela defasagem de percentual de 35 a 40% em relação a outros países europeus. Outro atrativo dentro do contexto é a possibilidade de obter o visa gold, o visto que lhe confere viver, trabalhar e estudar em 28 países europeus.” 

 

Reflexões lusitanas

Fechando nosso tour em Lisboa, concluo: 500 anos depois a rota do ouro se inverteu. São os desilidudidos com as crises diárias e sem fim do brasil. Caravanas abandonando a canoa furada, em  busca de segurança, prosperidade e cidadania. Foi o destino de um milhão de mineiros nos últimos 10 anos pela empresa aérea TAP. E falo só de mineiros. Neste porto alegre e seguro muitos  fincam âncoras e bradam o "fico"! Registramos, com alegria e perplexidade, a nova felicidade dos brasileiros que por lá "trombamos". Destes dias ficou a saudade de um horizonte de prosperidade. Da promessa de uma vida melhor, promissora, com gente boa e receptiva. E ainda tem a parte técnica: cidadania europeia aos empreendedores  estrangeiros que lá investirem a partir de 500 mil reais. 40% do boom imobiliário são devidos a estes brasileiros e chiques estrangeiros da moda, da música, etc. aula magna de investimento em turismo. E tem gente que ainda conta piada de português. A piada somos nós! 

 

Arezzo by Europa

De passagem por Lisboa a caminho de Paris, Claudia Narciso, consultora da Arezzo& Co, deu conta à coluna da palestra que fez na cidade luz da grife mineira a estilistas de todas as marcas do grupo sobre o próximo verão. Aspas para Claudia: "eu passo para elas as minhas apostas, o meu filtro e olhar e quais os caminhos que levarão as marcas a continuarem líderes de mercado no seguimento". A proposito de Gisele Bündchen, que fotografou em Nova Iorque sua quinta campanha para a Arezzo, Claudia garante que a über model será mantida como garota propaganda: “Temos um contrato e é uma ótima parceria.” 

 

Lança perfume

 

*No próximo sábado, dia 10, os empreendedores do Mercado da Boca abrem para o público o novo espaço gastronômico do Jardim Canadá.
Trata-se de um ambiente para comer, beber e explorar novos aromas e sabores em estabelecimentos tops e referenciais assinados por renomados chefs.


*Depois do ministro Henrique Meirelles, na próxima segunda-feira, dia 5, é a vez do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, vir a Belo Horizonte para fazer uma palestra para empresários e formadores de opinião no Conexão Empresarial promovido pela VB Comunicação no Espaço Conexão.


*O restaurante Topo do Mundo está de casa nova. A mudança acontece depois de 14 anos instalado na Serra da Moeda. O novo endereço fica na Torre Alta Vila.
O cardápio continua assinado pelo chef e agora sócio da casa, André Rotondo e está recheado de delícias, como o tradicional Risoto Mineiro.
E as sextas-feiras serão animadas por Célio Balona e seu Balona Groove.

*"A Justiça Federal tem passado e presente grandioso. E não seria esse controvertido auxílio moradia que iria empanar essa grandeza. Tenho orgulho de ter sido juiz federal." De Carlos Veloso, ex-presidente do STF, falando ao titular da coluna no programa DNA da Band Minas, na última semana, sobre ameaça de greve da Ajufe diante do  fim do auxílio moradia.